O Palmeiras concluiu nesta quarta-feira (10) a renovação do contrato do técnico Abel Ferreira até o fim de 2027. Em um gesto simbólico da relação de confiança construída entre as partes, o novo acordo foi assinado sem multa rescisória, mantendo os mesmos valores de salário e premiações do contrato anterior, que se encerraria em 31 de dezembro.
Abel: “O Palmeiras é um estilo de vida”
Abel destacou a identificação que desenvolveu com o clube nos últimos cinco anos e ressaltou a confiança recebida da presidente Leila Pereira e do diretor Anderson Barros — especialmente após a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil.
“Para mim, o Palmeiras é um estilo de vida. Sou um treinador de projetos e relações. A presidente Leila sempre manifestou interesse na continuidade e reiterou a confiança após um dos momentos mais difíceis da temporada. Preferi não assinar na época, mas dei a minha palavra. Aqui sabemos o que queremos e fazemos tudo pela alma do clube, que são os torcedores.
Estou onde querem que eu esteja, estou onde quero estar.”
O treinador completou dizendo acreditar que as lições de 2025 fortalecerão a equipe para conquistar novos títulos em 2026.
Leila: “Não há ninguém mais preparado que Abel”
A presidente Leila Pereira exaltou a importância da manutenção da comissão técnica portuguesa para a continuidade do processo de reformulação do elenco.
“O Abel não é apenas o técnico mais vitorioso da nossa história. É competente, dedicado e tem minha plena confiança.
Não há ninguém mais preparado para concluir o trabalho que iniciamos neste ano. A continuidade desta parceria, que já rendeu dez títulos, é fundamental para o presente e o futuro do Maior Campeão do Brasil.”
Números históricos e continuidade
No Palmeiras desde outubro de 2020, Abel Ferreira e sua comissão técnica já somam 395 jogos — o maior número consecutivo da história alviverde. Os números totais do período incluem:
- 229 vitórias, 93 empates e 74 derrotas
- 672 gols marcados e 320 sofridos
- 10 títulos conquistados
Quando consideradas apenas as partidas em que esteve à beira do campo (excluindo suspensões), Abel tem:
- 363 jogos, 211 vitórias, 84 empates e 68 derrotas
O treinador português também é:
- O mais vitorioso da história do Palmeiras
- O técnico estrangeiro com mais títulos no futebol brasileiro
- O único a ganhar pelo clube:
- um título estadual,
- um nacional,
- um internacional
- O único a conquistar títulos em cinco temporadas seguidas
- O único a registrar duas temporadas com três títulos
- Um de apenas quatro a ser campeão na temporada de estreia
Gratidão e responsabilidade
Em seu discurso, Abel ressaltou a evolução pessoal e profissional no Palmeiras:
“É orgulho, gratidão e responsabilidade. O clube apostou em um jovem treinador e hoje tenho um outro patamar internacional. A paixão dos torcedores me emociona. Tivemos derrotas dolorosas e noites mágicas, mas sempre juntos.
O Palmeiras se alimenta de títulos e nosso espírito competitivo está ainda mais apurado.”

