O Flamengo entra em campo na tarde deste sábado, 13 de dezembro de 2025, às 14h (horário de Brasília), para um duelo que promete fortes emoções. No Ahmad bin Ali Stadium, em Al Rayyan, no Catar, o Rubro-Negro encara o Pyramids, do Egito, pela semifinal da Copa Intercontinental 2025 — confronto que também vale o prestigiado título da Copa Challenger.
Será um jogo de peso e significado. De um lado, o Flamengo, embalado após eliminar o Cruz Azul, do México, sonhando com a terceira final intercontinental de sua história. Do outro, um Pyramids confiante, que chega credenciado após surpreender e despachar o Al-Ahli, da Arábia Saudita, equipe de orçamento muito superior e considerada uma das mais fortes do continente asiático.
Para avançar, o Mengão se apoia não apenas na força do elenco, mas também em um retrospecto perfeito contra equipes africanas. Até aqui, foram dois confrontos e duas vitórias, ambas conquistadas nos últimos três anos. A missão agora é manter a escrita, levantar mais um troféu e garantir vaga na grande decisão contra o Paris Saint-Germain.
Em entrevista antes da partida, o técnico Filipe Luís fez questão de ressaltar as qualidades do adversário, especialmente a consistência defensiva da equipe egípcia:
“O Mayele foi o jogador determinante no jogo contra o Al Ahli, talvez seja o mais decisivo do Pyramids, mas é uma equipe muito sólida, que não se resume só a esse jogador. A fase defensiva é muito bem trabalhada, é um treinador que entende muito bem essa parte do jogo. Pelo que pude analisar, é um time que se defende muito bem, com boa leitura de coberturas e marcação de linhas. O Al Ahli, que é um dos times mais bem trabalhados da Arábia, sofreu muito para tentar furar o bloco defensivo deles. Teremos que estar muito bem posicionados taticamente, mas o principal é que os jogadores estejam com a criatividade e a ousadia em dia”, destacou o treinador rubro-negro.
Retrospecto
Este será um confronto inédito na história: Flamengo e Pyramids nunca se enfrentaram oficialmente. Será apenas a segunda vez que o clube carioca encara uma equipe egípcia. O único duelo anterior aconteceu em 2023, quando o Flamengo venceu o Al Ahly por 4 a 2, na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes.
Arbitragem
-
Árbitro: Al Jassim Abdulrahman (QAT)
-
Assistentes: Al Marri Taleb (QAT) e Al Maqaled Saoud (QAT)
-
VAR: Al Marri Khamis (QAT)
Com história em jogo, taça em disputa e vaga na final no horizonte, o Flamengo entra em campo para mais um capítulo internacional carregado de expectativa, emoção e ambição rubro-negra. 🔴⚫
Provável escalação do Flamengo: Rossi; Royal, Danilo, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho (De la Cruz), Arrascaeta; Carrascal (Cebolinha), Plata (Lino) e Bruno Henrique.
Provável escalação do Pyramids: Shenawy; Chibi, Gabr, Samy e Mohamed Hamdi; Lasheen, Touré, Zalaka, Atef e Hafez (Ewerton); Mayele.

