Santos e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira (4), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Brasileirão Betano 2026. O clássico San-São, um dos mais tradicionais do futebol brasileiro, chega cercado de expectativa dentro e fora de campo.

Durante o programa Jogo Aberto, da Band, o ex-lateral Cicinho — ídolo do Tricolor e atualmente comentarista da atração — fez uma previsão ousada para o duelo. Segundo ele, a partida terá um gol de pênalti, e o São Paulo sairá vencedor:
“Gabigol de pênalti vai marcar. Mas vai ser 3 a 1 São Paulo”, cravou Cicinho.
Este será o segundo confronto entre as equipes na temporada, curiosamente em sequência. O primeiro San-São de 2026 aconteceu no dia 1º de fevereiro, no MorumBIS, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, o São Paulo atuou por mais da metade da partida com um jogador a mais e venceu por 2 a 0, com gols de Tapia e Luciano. O resultado foi importante para aliviar a situação do Tricolor no Estadual, que saiu da proximidade da zona de rebaixamento, chegou aos sete pontos e assumiu a 12ª colocação, passando a brigar por vaga na zona de classificação.
O Santos, por sua vez, terá desfalques importantes. Neymar, recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, ainda não fez sua estreia na temporada, apesar de treinar normalmente com o elenco. O atacante não recebeu liberação da comissão técnica para atuar. Além dele, o técnico Juan Pablo Vojvoda não contará com Thaciano, que segue em transição física após dores na coxa direita. Willian Arão, que passou por cirurgia para retirada de cálculo renal, e Gustavo Henrique, com lesão no adutor da coxa direita, também estão fora.
O clássico desta quarta-feira marcará o 80º confronto entre Santos e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. No histórico da competição, o Tricolor leva vantagem, com 32 vitórias contra 29 triunfos do Peixe. No retrospecto geral, o equilíbrio também chama atenção: em 327 partidas disputadas, o São Paulo venceu 141 vezes, o Santos saiu vencedor em 110 oportunidades, além de 76 empates.
O momento recente mostra disputa acirrada. Nos últimos dez encontros, o São Paulo venceu cinco vezes, enquanto o Santos levou a melhor em quatro.
Na estreia do Brasileirão 2026, o Peixe foi derrotado pela Chapecoense por 4 a 2, na Arena Condá. Já o São Paulo começou a competição com moral, vencendo o Flamengo por 2 a 1, no MorumBIS. No último sábado (31), as equipes também se enfrentaram pelo Paulistão, com nova vitória tricolor por 2 a 0.
Com casa cheia, o Santos aposta na força da Vila Belmiro para reagir, enquanto o São Paulo chega confiante e tenta manter a boa fase recente.
Possíveis escalações
SANTOS – Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Vinicius Lira; João Schmidt, Gabriel Menino e Zé Rafael; Barreal, Gabigol e Rony.
SÃO PAULO – Técnico: Hernán Crespo
Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino; Maik, Marcos Antônio, Bobadilla, Danielzinho e Enzo Díaz; Luciano e Tapia (Calleri).

